ORDEM EM CASA E NA CABEÇA

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL GAZETA DO POVO EM  27.10.2004

 

ORDEM EM CASA E NA CABEÇA

 

Alan Schlup Sant’Anna

 

Organização é um princípio da mente inteligente. Aquele que diz que prefere as coisas bagunçadas ou está mentindo ou não se conhece, e embora existam eventuais excessos (vide burocracia) a maior parte das pessoas e empresas peca não pelo excesso, mas pela falta de organização.

Os japoneses difundiram pelo mundo uma cultura rigorosa de ordem com o programa 5s, assim denominado em função das 5 palavras em japonês que resumem a proposta, todas iniciando com a letra “s”. As palavras e sua tradução aproximada são: seiri (descartar), seiton (organizar), seiso (limpar), seiketsu (padronizar) e shitsuke (autodisciplina).

A despeito do sucesso do 5s há, ainda, um longo caminho a percorrer no que diz respeito à organização em instituições e também em nossas casas.

Por vezes, as mesmas pessoas que tão zelosamente implantam e monitoram programas de 5s em suas empresas, ignoram boa parte destes extraordinários valores em suas próprias residências.

Ora, idéias como: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.” são tão úteis nos negócios como no lar.

Mas organização é assim tão importante?

Sim! Com certeza é!

Muitas vezes será o fator decisivo para o sucesso, e exemplos disto não faltam, seja em nossa história militar, no mundo dos negócios ou até em nossas relações pessoais.

É claro que existem desequilíbrios quanto à atividade de organizar. Há casos de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), por exemplo, que envolvem a necessidade desmedida de arrumar e limpar. Há, ainda, outras situações em que a organização levada ao extremo se transforma em empecilho. Não é disto que estamos falando. Refiro-me à organização em um nível em que ela represente um auxílio e não o oposto.

Algo importante a considerar quando falamos no assunto é o fato de que nossos cérebros estão o tempo todo em comunicação com o ambiente, e que este ambiente, em maior ou menor grau, afeta nosso estado mental e emocional.

Quando vivemos ou trabalhamos em ambientes sujos e desorganizados, parte desta desordem se transfere para nossas mentes. Do mesmo modo, ambientes limpos e organizados, contribuem para o estado de organização e equilíbrio de nossos pensamentos.

Não estou sugerindo que você vá enlouquecer ao adentrar um lugar desorganizado, mas a depender de sua suscetibilidade, isto pode afetar sua capacidade de organizar as idéias.

Além dos benefícios óbvios de um ambiente limpo e organizado, devemos tomar em consideração o efeito que isto tem sobre nosso estado mental e capacidade de trabalho.

Ainda mais importante é o efeito equilibrador que, envolver-se diretamente em tarefas de organização e limpeza, produz. Executar este tipo de tarefa tem um poderoso efeito sobre o cérebro.

Algo há muito tempo compreendido pelos psicólogos da NASA (agência espacial norte americana) e da RKA (agência espacial russa), é que astronauta ocupado é astronauta feliz.

Em longos períodos de permanência no espaço, o risco de depressão é alto e a maneira mais eficaz de preveni-la é manter o astronauta ocupado. Boa parte dos afazeres das tripulações envolve tarefas de organização.

Não desperdice oportunidades de organizar, sobretudo, quando se sentir confuso e com os pensamentos desordenados.

Ao arrumar uma gaveta, seus arquivos no computador ou o seu quarto, além de ficar mais fácil de encontrar as coisas de que necessita, você se beneficiará do efeito de reequilibração proporcionado por este tipo de atividade.

Existe, ainda, preconceito em relação a isto e algumas pessoas se sentiriam diminuídas ao serem vistas realizando tarefas de arrumação ou limpeza. Trata-se, como eu já disse, de um preconceito, e que deve ser superado.

Limpar e organizar são tarefas por natureza nobres, e mais do que isto são uma oportunidade de equilibrar nossas mentes, tornando-nos mais eficientes e nos aproximando do sucesso que todos buscamos.

Portanto, amigo leitor, sempre que dispuser de tempo (e o tempo somos nós que fazemos) dê uma olhada em volta e encontre algo para organizar ou limpar. Normalmente não será preciso procurar muito. Bom trabalho e sucesso!

 

Alan Sant’Anna é escritor, palestrante e consultor, autor dos livros: DISCIPLINA O CAMINHO DA VITÓRIA, TEMPO E SUCESSO e EQUILÍBRIO PARA UMA VIDA MELHOR. conexã[email protected]