HERÓIS ANÔNIMOS

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL INDÚSTRIA & COMÉRCIO EM 27.02.2003

 

 

HERÓIS ANÔNIMOS

Alan Schlup Sant’Anna

 

Roupas verdes e aquele “X “ fosforescente nas costas e peito, um caminhão barulhento e não muito perfumado , homens correndo.

É impressionante o que esta gente faz!

Há poucos dias eu estava em meu automóvel a caminho da casa de meus pais preso no trânsito pesado da Rua Coronel Dulcídio no bairro do Batel em torno das 19 horas. Bem à minha frente, na fila da esquerda, um enorme caminhão de lixo.

Eu poderia ter trocado de fila, mas preferi ficar observando o trabalho da tripulação daquela máquina. É impressionante a habilidade, rapidez e eficiência dos homens que vão atrás do caminhão, três ao todo.

Demonstram excelente condição física e realizam a coleta do que não queremos com grande agilidade.

No trecho de duas quadras, em que eu os acompanhei, eles recolheram cerca de 10 grandes latões de lixo, do tipo usado por condomínios, sem nada derrubar ao chão. Chamou-me a atenção a velocidade com que erguiam, carregavam, esvaziavam e então devolviam um latão daquele tamanho, cheio de lixo, correndo no meio do trânsito e disparando atrás do caminhão que acelera, sempre que um deles dá um grito estridente.

Digo, sem hesitação, que a maioria dos profissionais que conheci, não faz seu trabalho tão bem feito, quanto estes fazem o seu. Eles trabalham com destreza, eficiência e dedicação, muitas vezes sob chuva, frio ou sol intenso. Lembremos, ainda, que limpar é uma tarefa, por natureza nobre.

Não caberia então, um pouco mais de atenção desta sociedade para com estes heróis anônimos, que tarde da noite ou pela madrugada lutam para que aquilo que dispensamos, não esteja lá pela manhã?

Um agradecimento, uma homenagem, um tapinha nas costas e até uma gorjeta, vão muito bem. Muitas pessoas jamais cumprimentaram um lixeiro ou gari, mesmo passando a 30 centímetros de um deles.

Amigo leitor, eu já vi pessoas de muitas profissões trabalhando mal. Mas confesso que nunca vi um lixeiro fazendo corpo mole. Essa gente trabalha!

Quero deixar aqui, o meu muito obrigado a estes heróis!

 

Alan Sant’Anna é escritor, palestrante e consultor, autor dos livros: DISCIPLINA O CAMINHO DA VITÓRIA, TEMPO E SUCESSO e EQUILÍBRIO PARA UMA VIDA MELHOR. conexao.consult@terra.com.br